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Pensamento Computacional – ENSICO

Ensino da computação para todos os estudantes do ensino básico e secundário, propondo um programa e metas curriculares que promovem a literacia científic a e tecnológica assente no domínio das ciências da computação.

Descrição

Programa de ensino das ciências da computação aos estudantes do ensino básico e secundário. Com este programa pretende-se dotar os professores com as ferramentas e estratégias de ensino que facilitem o seu trabalho e envolver equipas multidisciplinares na preparação, classificação e disponibilização de conteúdos pedagógicos; preparar crianças e jovens para atuarem como criadores e empreendedores acompanhando as mudanças e as tendências sociais, económicas e tecnológicas e incorporar o pensamento computacional na educação das crianças e jovens através de uma disciplina específica.

Esta iniciativa pretende incorporar o ensino da Computação, num horizonte temporal de 3 anos, de forma que as escolas possam garantir que os alunos aprendem os princípios fundamentais das Ciências da Computação no ensino básico e secundário do sistema educativo português. A ENSICO considera que o ensino da Computação será veículo de equ idade e excelência, promotora de literacia científica e tecnológica e elemento agregador e dinamizador de aprendizagens e abordagens multidisciplinares.

C-Academy

A C-Academy é um programa de formação em cibersegurança e segurança da informação para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Descrição

  • Qualificar e Requalificar Recursos Humanos com as competências definidas no Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança (QNRCS);
  • Disponibilizar formações alinhadas com o Referencial de Competências de Cibersegurança;
  • Convergir com os Digital Innovation HUBs (C-HUB);
  • Alcançar uma distribuição geográfica que permita abranger todo o território nacional;

Abranger pelo menos 9800 formandos até ao primeiro trimestre de 2026 em parceira com as Instituições de Ensino. Distribuídas em diferentes níveis de exigência e em formato on-line, presencial ou misto, a C-Academy disponibilizará sensivelmente 44 formações, com turmas entre os 15 e os 40 elementos.


Literacia Digital – Nós e (A)Vós

O projeto Nós e (A)vós consiste em sessões de Literacia Digital para seniores com mais de 65 anos, dinamizadas pelos alunos e supervisionadas por voluntários e/ou professores.

Descrição

Trata-se de uma Iniciativa de Empreendedorismo e Inovação Social (IIES) pensada pela Sicó Formação S.A.. Esta iniciativa surge para combater um dos problemas sociais mais debatidos em Portugal, que é o isolamento do idoso.

A maioria dos idosos, não tendo ninguém para conversar e socializar, evidenciam, cada vez com maior frequência, sintomas de depressão e outras doenças do foro psicológico. Outros dos fatores do isolamento é o facto da população mais idosa enfrentar uma sociedade cada vez mais tecnológica, e sentir-se naturalmente excluída.

O foco de atuação com esta IIES é apostar numa intervenção social e intergeracional em contexto comunitário, que permitirá a criação e desenvolvimento de um conjunto de atividades de combate ao isolamento e solidão na velhice, facilitando e apoiando a família na manutenção dos idosos no seu meio natural de vida e formar futuros adultos com valores e despertos para as etapas do envelhecimento.

Esta temática foi escolhida principalmente para os idosos poderem manusear vários instrumentos informáticos, com o objetivo de falar/ver os seus familiares, promovendo uma aproximação e combater o isolamento social.

Exemplos de atividades realizadas:

– Internet para todos;    

– Fotografia de Rua – a arte do Ver e eternizar sensações;        

– Retrato de gerações;

– Preenchimento de declarações, como por exemplo IRS;                                                  

– Internet em Casa;                                            

– Telemóvel não é um bicho;

– Gerações;

– Jogos de estimulação cognitiva

T – CODE

O T-CODE é a unidade da TAGUSVALLEY dedicada ao desenvolvimento de competências aplicadas à valorização da ciência e da tecnologia, através do empreendedorismo, junto das comunidades escolares da região do Médio Tejo entre o 1º ciclo e o ensino secundário.

Descrição

Este programa tem como destinatários diretos os alunos e professores das turmas envolvidas e indiretos toda a restante comunidade escolar, enquanto agentes ativos na transformação digital do Programa Educativo Municipal de Torres Novas.

Os principais objetivos no que se refere aos alunos, são:

 – Promover entre alunos do primeiro ciclo, com 8 ou mais anos de idade, competências em diversas linguagens de programação;

 – Promover a utilização das competências adquiridas na escola e em casa enquanto ferramenta de execução de trabalhos ou em atividades lúdicas;

 – Promover a aprendizagem da tecnologia e suas formas de utilização em contexto social, num ambiente de interajuda e de transmissão de conhecimento mútuo;

 – Promover a igualdade de género e de oportunidades;

 – Desenvolver competências comportamentais como o trabalho em equipa, organização, criatividade, resolução de problemas, tomada de decisão, entre outras.

Os principais objetivos no que se refere aos professores, são:

 – Contextualizar o uso de tecnologia digital na sala de aula enquanto ferramenta pedagógica;

 – Introduzir e familiarizar para os ambientes de programação;

 – Dinamizar o espírito de voluntariado entre a comunidade escolar com vista a uma participação mais alargada;

 – Esclarecer questões relativas ao tipo de aplicações e modo de dinamização dos processos de ensino baseados na programação.

A metodologia utilizada assenta na aprendizagem de competências em linguagens de programação num contexto ambiental relaxado, criativo e divertido. Os participantes terão a oportunidade de arrancar, desenvolver as suas capacidades de programação, aumentar os seus conhecimentos sobre tecnologia e sobre como podem combinar tudo isto com a sua própria criatividade para dar vida às próprias ideias.

Escape Room_A Entrevista

Trata-se de um espaço de capacitação onde será colocada em prática uma metodologia de jogo, que combina uma experiência imersiva lúdica e ao mesmo tempo um propósito pedagógico muito forte, especificamente desenhada para o efeito e para este tipo de público alvo.

Descrição

Desenhada para pequenas equipas, esta atividade consiste na experienciação de cenários imersivos, onde é explorada a forma como alguns comportamentos-chave são manifestados sob pressão ou em contextos mais adversos, e em ambiente de grupo. Ao entrarem numa sala, os participantes são confrontados com a pressão do tempo e de um objetivo a atingir, reforçados por um countdown, colocando-os numa situação amplificada dos momentos-chave para a sua inclusão no mercado de trabalho, como seja a entrevista, os seus primeiros dias de estágio, ou mesmo o seu dia-a-dia profissional, onde o tempo é invariavelmente curto e o ambiente diferente do habitual.

Desta forma é possível amplificar os comportamentos naturais de cada um, permitindo que se identifiquem traços de personalidade, competências mais e menos destacadas, atitude perante a pressão ou a incerteza do desconhecido, a até o compromisso em grupo.

Maiores ON

Este projeto tem como objetivo potencializar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação e combater a solidão na situação pandémica vivenciada atualmente, em que o isolamento provoca efeitos devastadores na população mais envelhecida. 

Descrição

O projeto “Maiores On”, está divido em três fases:

1ª Fase – Aulas de Literacia Digital, na casa dos seniores

Com a implementação do projeto, executou-se a transferência de conhecimento e competências tecnológicas, através de sessões informativas ao domicílio, fazendo recurso a um banco de voluntários, munidos de todas as condições de segurança.

Os temas sobre os quais foi dada a possibilidade de “formação” são os seguintes:

Tema 1 – Comunicar online com amigos e família;

Tema 2 – Construção de um perfil nas Redes Sociais;

Tema 3 – Navegar e pesquisar na Internet em segurança;

Tema 4 – Utilizar o computador e a Internet;

Tema 5 – Imagens e Vídeos na Internet;

A promoção da literacia foi preferencialmente realizada em espaços abertos com proteção individual. Em situações em que o sénior não apresenta quaisquer recursos nem conhecimentos no âmbito das Tecnologias, mas manifeste vontade de estabelecer contacto com familiares, são disponibilizados equipamentos tecnológicos e material pedagógico.

2ª Fase – Sessões online via Zoom

A segunda fase passa pela inscrição na plataforma miONe, na qual os seniores terão acesso a uma comunidade internauta, possibilitando assim a partilha de informações, conhecimento e realização de reuniões online para debates e aquisição de novos conhecimentos, com temáticas e interesses dos seniores.

3ª Fase – Aulas Literacia Digital

Nesta fase realizar-se-ão encontros em espaços do Município, preparados para aulas sobre as Novas Tecnologias.