Iniciativas
- Reset all ×
- Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) ×
- Escola Profissional Amar Terra Verde ×
- POCH - Programa Operacional Capital Humano ×
- Sicó Formação – Sociedade de Ensino Profissional S.A. ×
- Stemcamp Escola de Tecnologia ×
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Literacia Digital – Nós e (A)Vós
O projeto Nós e (A)vós consiste em sessões de Literacia Digital para seniores com mais de 65 anos, dinamizadas pelos alunos e supervisionadas por voluntários e/ou professores.
Descrição
Trata-se de uma Iniciativa de Empreendedorismo e Inovação Social (IIES) pensada pela Sicó Formação S.A.. Esta iniciativa surge para combater um dos problemas sociais mais debatidos em Portugal, que é o isolamento do idoso.
A maioria dos idosos, não tendo ninguém para conversar e socializar, evidenciam, cada vez com maior frequência, sintomas de depressão e outras doenças do foro psicológico. Outros dos fatores do isolamento é o facto da população mais idosa enfrentar uma sociedade cada vez mais tecnológica, e sentir-se naturalmente excluída.
O foco de atuação com esta IIES é apostar numa intervenção social e intergeracional em contexto comunitário, que permitirá a criação e desenvolvimento de um conjunto de atividades de combate ao isolamento e solidão na velhice, facilitando e apoiando a família na manutenção dos idosos no seu meio natural de vida e formar futuros adultos com valores e despertos para as etapas do envelhecimento.
Esta temática foi escolhida principalmente para os idosos poderem manusear vários instrumentos informáticos, com o objetivo de falar/ver os seus familiares, promovendo uma aproximação e combater o isolamento social.
Exemplos de atividades realizadas:
– Internet para todos;
– Fotografia de Rua – a arte do Ver e eternizar sensações;
– Retrato de gerações;
– Preenchimento de declarações, como por exemplo IRS;
– Internet em Casa;
– Telemóvel não é um bicho;
– Gerações;
– Jogos de estimulação cognitiva
Stemcamp Escola de Tecnologia
A stemcamp é um projeto educativo que complementa os modelos existentes com práticas pedagógicas inovadoras, e permite transformar o futuro de crianças e adolescentes através do ensino da tecnologia e outras habilidades essenciais para o futuro.
Descrição
Neste projeto são resolvidas especialmente duas questões que causam profundos impactos negativos no futuro dos adolescentes, que é a falta de conhecimento em tecnologia e linguagem computacional, e a dificuldade em aprender através das novas plataformas.
Estão a atuar desde junho de 2020, em Aveiro, no concelho de Ílhavo, onde realizam Bootcamps com um dia de duração, ensinando práticas de Programação, Robótica e Empreendedorismo para crianças de 7 a 15 anos de idade.
Neste formato cada bootcamp pode adotar no máximo 12 alunos, onde são separados em 3 ilhas de conhecimento e todos passam por todas as ilhas. Os temas abordados nas ilhas de Programação, Robótica e Empreendedorismo estão conectados para que os alunos percebam o empoderamento que o uso da tecnologia fornece para resolução de problemas e como possibilitam a criação de coisas novas.
Esta plataforma online é dirigida a crianças e adolescentes entre os 11 e os 14 anos, formada por 180 aulas em 12 trilhas de conhecimento. As aulas foram transformadas em desafios, os professores em youtubers, e as edições e padrão de comunicação são semelhantes aos games top de mercado, criando com isso uma conexão real com os adolescentes, para transmitir conteúdo transformador.
Educar na era digital
A EPATV começou em 2017 a desenvolver um projeto na área das tecnologias digitais aplicadas ao ensino, intitulado “Escolas 4.0” com o apoio do CEDH – Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano, da Universidade Católica Portuguesa.
Descrição
Nesta escola as competências digitais são transversais e os alunos são utilizadores/produtores de tecnologia em todos os processos de aprendizagem. Para acompanhar esta evolução foram adquirimos equipamentos, tal como quadros digitais interativos e novos laboratórios de informática. Relativamente à capacitação docente, realizaram-se sessões no âmbito da plataforma Microsoft TEAMS e da Apple Professional Learning Specialist.
No ano letivo 2020-21 foi iniciado o projeto ICLASS, com a distribuição de tablets a todos os alunos do 1º ano, que foram personalizados com o nome e turma do aluno, e que permite o acesso aos manuais, a recursos educativos digitais e inúmeras apps que permitem despertar nos alunos a curiosidade e criatividade. Pretende-se, com este projeto, promover ambientes educativos inovadores numa lógica de pesquisa individual e colaborativa.
Competências Digitais dos Professores Portugueses
No projeto “Avaliação das competências digitais dos docentes portugueses” definiram-se estratégias a implementar, no sentido de formação contínua adequada à superação das dificuldades encontradas, auxiliando os docentes a promover as competências referidas, complementando as pedagogias e metodologias já existentes, com novas estratégias focadas em projetos, pesquisas ou métodos de aprendizagem adaptativos.
Descrição
A Unidade de E@D da Universidade de Coimbra acolhe as 3 oficinas de formação preparadas no âmbito deste projeto, com vista a colmatar as fragilidades e necessidade de formação ao nível da avaliação digital, da capacitação dos estudantes para o uso do digital e de estratégias de ensino e aprendizagem em ambientes digitais.
Estas Oficinas de Formação foram acreditadas pelo CCPFCP, cada uma com a duração de 25 horas, com foco no desenvolvimento de competências ao nível do uso de tecnologias digitais, para diferenciação e personalização de ambientes digitais através de recursos diversificados e inovadores.
Têm como principais objetivos:
Ação 1: Estratégias para a promoção de competências digitais na aprendizagem
– Preparar recursos digitais que permitam aos estudantes desenvolver e colocar em prática competências digitais;
– Identificar recursos e estratégias que fazem uso do digital para adaptar as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes.
Ação 2: Ecossistemas Digitais de Ensino e Aprendizagem
– Preparar recursos digitais que permitam aos estudantes um envolvimento ativo no processo de ensino-aprendizagem;
– Integrar recursos digitais na planificação e implementação de estratégias de ensino e aprendizagem.
Ação 3: Estratégias de monitorização e avaliação através de recursos e métodos digitais
– Preparar recursos digitais que permitam a análise de evidências das competências dos estudantes bem como o feedback sobre essas evidências;
– Desenvolver competências ao nível do uso de tecnologias digitais para avaliação formativa e sumativa.
Plataforma Digital E.Volui – Mostra de Educação e Formação do POCH
Porque o futuro é já amanhã e as competências estratégicas que acompanham as mudanças em curso, quer no mercado de trabalho,
quer para promover a sustentabilidade do planeta, já são hoje uma realidade muito forte nos projetos que apoiamos durante o PT2020,
quisemos trazer para esta mostra projetos de sucesso com resultados evidentes quanto ao sucesso educativo dos seus formandos e
do seu percurso pós formação apoiada e que ao mesmo tempo se preocupam em desenvolver competências em áreas decisivas para
o futuro de todos nós.
A e.volui pretende divulgar projetos educativos e formativos de sucesso alinhados com as prioridades em matéria de desenvolvimento
das competências digitais e ambientais, o mote desta mostra.