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Apps for Good

Programa educativo tecnológico, que desafia alunos do 5º ao 12º ano e professores de todas as áreas disciplinares a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem.

Descrição

O Apps for Good é um programa educativo tecnológico para jovens do 5º ao 12º ano e professores de todas as áreas disciplinares.
Está em Portugal desde 2014 com a missão de transformar a educação e inovar os métodos de ensino-aprendizagem. A sua
plataforma de trabalho disponibiliza conteúdos assentes numa metodologia de projeto que potenciam a capacitação digital, social e comportamental dos jovens e o contacto com a inovação tecnológica para um mundo melhor e sustentável.
O CDI Portugal – uma ONG pela inclusão social e digital – é a entidade responsável pela sua operacionalização.


Literacia Digital – Nós e (A)Vós

O projeto Nós e (A)vós consiste em sessões de Literacia Digital para seniores com mais de 65 anos, dinamizadas pelos alunos e supervisionadas por voluntários e/ou professores.

Descrição

Trata-se de uma Iniciativa de Empreendedorismo e Inovação Social (IIES) pensada pela Sicó Formação S.A.. Esta iniciativa surge para combater um dos problemas sociais mais debatidos em Portugal, que é o isolamento do idoso.

A maioria dos idosos, não tendo ninguém para conversar e socializar, evidenciam, cada vez com maior frequência, sintomas de depressão e outras doenças do foro psicológico. Outros dos fatores do isolamento é o facto da população mais idosa enfrentar uma sociedade cada vez mais tecnológica, e sentir-se naturalmente excluída.

O foco de atuação com esta IIES é apostar numa intervenção social e intergeracional em contexto comunitário, que permitirá a criação e desenvolvimento de um conjunto de atividades de combate ao isolamento e solidão na velhice, facilitando e apoiando a família na manutenção dos idosos no seu meio natural de vida e formar futuros adultos com valores e despertos para as etapas do envelhecimento.

Esta temática foi escolhida principalmente para os idosos poderem manusear vários instrumentos informáticos, com o objetivo de falar/ver os seus familiares, promovendo uma aproximação e combater o isolamento social.

Exemplos de atividades realizadas:

– Internet para todos;    

– Fotografia de Rua – a arte do Ver e eternizar sensações;        

– Retrato de gerações;

– Preenchimento de declarações, como por exemplo IRS;                                                  

– Internet em Casa;                                            

– Telemóvel não é um bicho;

– Gerações;

– Jogos de estimulação cognitiva

Escape Room_A Entrevista

Trata-se de um espaço de capacitação onde será colocada em prática uma metodologia de jogo, que combina uma experiência imersiva lúdica e ao mesmo tempo um propósito pedagógico muito forte, especificamente desenhada para o efeito e para este tipo de público alvo.

Descrição

Desenhada para pequenas equipas, esta atividade consiste na experienciação de cenários imersivos, onde é explorada a forma como alguns comportamentos-chave são manifestados sob pressão ou em contextos mais adversos, e em ambiente de grupo. Ao entrarem numa sala, os participantes são confrontados com a pressão do tempo e de um objetivo a atingir, reforçados por um countdown, colocando-os numa situação amplificada dos momentos-chave para a sua inclusão no mercado de trabalho, como seja a entrevista, os seus primeiros dias de estágio, ou mesmo o seu dia-a-dia profissional, onde o tempo é invariavelmente curto e o ambiente diferente do habitual.

Desta forma é possível amplificar os comportamentos naturais de cada um, permitindo que se identifiquem traços de personalidade, competências mais e menos destacadas, atitude perante a pressão ou a incerteza do desconhecido, a até o compromisso em grupo.

Educar na era digital

A EPATV começou em 2017 a desenvolver um projeto na área das tecnologias digitais aplicadas ao ensino, intitulado “Escolas 4.0” com o apoio do CEDH – Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano, da Universidade Católica Portuguesa.

Descrição

Nesta escola as competências digitais são transversais e os alunos são utilizadores/produtores de tecnologia em todos os processos de aprendizagem. Para acompanhar esta evolução foram adquirimos equipamentos, tal como quadros digitais interativos e novos laboratórios de informática. Relativamente à capacitação docente, realizaram-se sessões no âmbito da plataforma Microsoft TEAMS e da Apple Professional Learning Specialist.

No ano letivo 2020-21 foi iniciado o projeto ICLASS, com a distribuição de tablets a todos os alunos do 1º ano, que foram personalizados com o nome e turma do aluno, e que permite o acesso aos manuais, a recursos educativos digitais e inúmeras apps que permitem despertar nos alunos a curiosidade e criatividade. Pretende-se, com este projeto, promover ambientes educativos inovadores numa lógica de pesquisa individual e colaborativa.

Maiores ON

Este projeto tem como objetivo potencializar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação e combater a solidão na situação pandémica vivenciada atualmente, em que o isolamento provoca efeitos devastadores na população mais envelhecida. 

Descrição

O projeto “Maiores On”, está divido em três fases:

1ª Fase – Aulas de Literacia Digital, na casa dos seniores

Com a implementação do projeto, executou-se a transferência de conhecimento e competências tecnológicas, através de sessões informativas ao domicílio, fazendo recurso a um banco de voluntários, munidos de todas as condições de segurança.

Os temas sobre os quais foi dada a possibilidade de “formação” são os seguintes:

Tema 1 – Comunicar online com amigos e família;

Tema 2 – Construção de um perfil nas Redes Sociais;

Tema 3 – Navegar e pesquisar na Internet em segurança;

Tema 4 – Utilizar o computador e a Internet;

Tema 5 – Imagens e Vídeos na Internet;

A promoção da literacia foi preferencialmente realizada em espaços abertos com proteção individual. Em situações em que o sénior não apresenta quaisquer recursos nem conhecimentos no âmbito das Tecnologias, mas manifeste vontade de estabelecer contacto com familiares, são disponibilizados equipamentos tecnológicos e material pedagógico.

2ª Fase – Sessões online via Zoom

A segunda fase passa pela inscrição na plataforma miONe, na qual os seniores terão acesso a uma comunidade internauta, possibilitando assim a partilha de informações, conhecimento e realização de reuniões online para debates e aquisição de novos conhecimentos, com temáticas e interesses dos seniores.

3ª Fase – Aulas Literacia Digital

Nesta fase realizar-se-ão encontros em espaços do Município, preparados para aulas sobre as Novas Tecnologias.

Centro de Cidadania Digital de Valongo – Programa Switch to Innovation

O Centro de Cidadania Digital de Valongo (CCDV) é um espaço onde é possível aprender a utilizar ferramentas tecnológicas para resolver problemas importantes para os beneficiários, para a sua comunidade ou para o mundo. Trata-se de um novo conceito de smartcities = smart and human cities – onde as tecnologias são utilizadas para melhorar a vida das pessoas e das comunidades. São os próprios cidadãos que se apropriam do digital, de forma colaborativa e de grande proximidade com o município, e apresentam projetos criativos com tecnologia, rumo a uma cidade inteligente e mais humana. O programa Switch to Innovation do CCDV é um programa pioneiro que pretende o desenvolvimento de um ecossistema digital em Valongo, com uma rede que integra a Casa do Conhecimento, as Escolas e os dois Centros de Cidadania Digital existentes, assim como parceiros da rede social e empresas, para que TODOS, se apropriem da tecnologia.