Iniciativas
Pensamento Computacional – ENSICO
Ensino da computação para todos os estudantes do ensino básico e secundário, propondo um programa e metas curriculares que promovem a literacia científic a e tecnológica assente no domínio das ciências da computação.
Descrição
Programa de ensino das ciências da computação aos estudantes do ensino básico e secundário. Com este programa pretende-se dotar os professores com as ferramentas e estratégias de ensino que facilitem o seu trabalho e envolver equipas multidisciplinares na preparação, classificação e disponibilização de conteúdos pedagógicos; preparar crianças e jovens para atuarem como criadores e empreendedores acompanhando as mudanças e as tendências sociais, económicas e tecnológicas e incorporar o pensamento computacional na educação das crianças e jovens através de uma disciplina específica.
Esta iniciativa pretende incorporar o ensino da Computação, num horizonte temporal de 3 anos, de forma que as escolas possam garantir que os alunos aprendem os princípios fundamentais das Ciências da Computação no ensino básico e secundário do sistema educativo português. A ENSICO considera que o ensino da Computação será veículo de equ idade e excelência, promotora de literacia científica e tecnológica e elemento agregador e dinamizador de aprendizagens e abordagens multidisciplinares.
Apps for Good
Programa educativo tecnológico, que desafia alunos do 5º ao 12º ano e professores de todas as áreas disciplinares a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem.
Descrição
O Apps for Good é um programa educativo tecnológico para jovens do 5º ao 12º ano e professores de todas as áreas disciplinares.
Está em Portugal desde 2014 com a missão de transformar a educação e inovar os métodos de ensino-aprendizagem. A sua
plataforma de trabalho disponibiliza conteúdos assentes numa metodologia de projeto que potenciam a capacitação digital, social e comportamental dos jovens e o contacto com a inovação tecnológica para um mundo melhor e sustentável.
O CDI Portugal – uma ONG pela inclusão social e digital – é a entidade responsável pela sua operacionalização.
C-Academy
A C-Academy é um programa de formação em cibersegurança e segurança da informação para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Descrição
- Qualificar e Requalificar Recursos Humanos com as competências definidas no Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança (QNRCS);
- Disponibilizar formações alinhadas com o Referencial de Competências de Cibersegurança;
- Convergir com os Digital Innovation HUBs (C-HUB);
- Alcançar uma distribuição geográfica que permita abranger todo o território nacional;
Abranger pelo menos 9800 formandos até ao primeiro trimestre de 2026 em parceira com as Instituições de Ensino. Distribuídas em diferentes níveis de exigência e em formato on-line, presencial ou misto, a C-Academy disponibilizará sensivelmente 44 formações, com turmas entre os 15 e os 40 elementos.
Sioslife – Sistema Interativo de Inclusão Social
A Sioslife pretende ser o movimento social de referência na inclusão social dos idosos.
Descrição
As soluções tecnológicas Sioslife são a forma mais simples, interativa e rápida de os idosos terem acesso a comunicação, assistência e entretenimento multiecrã.
São utilizadas diferentes plataformas interativas para chegar aos vários grupos (idoso, família e instituição), bem como a soluções tecnológicas inovadoras e otimizadas para o contexto envolvente do idoso: frequência ou internamento em instituição de apoio social (ERPI, Centro de Dia, etc.), apoio institucional no domicílio (SAD), e mesmo, com a siosLIFE mais recente solução, aqueles que não beneficiam de qualquer apoio institucional.
Com a devida adaptação da tecnologia e recurso a interfaces naturais (movimentos, gestos, toque e voz), simplificação da comunicação do software para com o utilizador e adaptação ergonómica do hardware, o resultado foi o desenvolvimento de um sistema utilizável por qualquer um.
Com um leque de conteúdos abrangente e personalizado às necessidades, capacidades e gostos de cada utilizador, podem de forma fácil, motivante e intuitiva, usufruir de uma realidade até agora inacessível: comunicação simplificada com a família e amigos (partilha de fotos e vídeos, mensagens, videochamada); estimulação cognitiva (memória, literacia, numeracia, raciocínio complexo, entre outras); estimulação física (coordenação, equilíbrio, zonas específicas do corpo); conteúdo multimédia (música, vídeo, notícias, desenho e pintura) e conteúdo religioso.
Maiores ON
Este projeto tem como objetivo potencializar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação e combater a solidão na situação pandémica vivenciada atualmente, em que o isolamento provoca efeitos devastadores na população mais envelhecida.
Descrição
O projeto “Maiores On”, está divido em três fases:
1ª Fase – Aulas de Literacia Digital, na casa dos seniores
Com a implementação do projeto, executou-se a transferência de conhecimento e competências tecnológicas, através de sessões informativas ao domicílio, fazendo recurso a um banco de voluntários, munidos de todas as condições de segurança.
Os temas sobre os quais foi dada a possibilidade de “formação” são os seguintes:
Tema 1 – Comunicar online com amigos e família;
Tema 2 – Construção de um perfil nas Redes Sociais;
Tema 3 – Navegar e pesquisar na Internet em segurança;
Tema 4 – Utilizar o computador e a Internet;
Tema 5 – Imagens e Vídeos na Internet;
A promoção da literacia foi preferencialmente realizada em espaços abertos com proteção individual. Em situações em que o sénior não apresenta quaisquer recursos nem conhecimentos no âmbito das Tecnologias, mas manifeste vontade de estabelecer contacto com familiares, são disponibilizados equipamentos tecnológicos e material pedagógico.
2ª Fase – Sessões online via Zoom
A segunda fase passa pela inscrição na plataforma miONe, na qual os seniores terão acesso a uma comunidade internauta, possibilitando assim a partilha de informações, conhecimento e realização de reuniões online para debates e aquisição de novos conhecimentos, com temáticas e interesses dos seniores.
3ª Fase – Aulas Literacia Digital
Nesta fase realizar-se-ão encontros em espaços do Município, preparados para aulas sobre as Novas Tecnologias.
Plataforma Digital E.Volui – Mostra de Educação e Formação do POCH
Porque o futuro é já amanhã e as competências estratégicas que acompanham as mudanças em curso, quer no mercado de trabalho,
quer para promover a sustentabilidade do planeta, já são hoje uma realidade muito forte nos projetos que apoiamos durante o PT2020,
quisemos trazer para esta mostra projetos de sucesso com resultados evidentes quanto ao sucesso educativo dos seus formandos e
do seu percurso pós formação apoiada e que ao mesmo tempo se preocupam em desenvolver competências em áreas decisivas para
o futuro de todos nós.
A e.volui pretende divulgar projetos educativos e formativos de sucesso alinhados com as prioridades em matéria de desenvolvimento
das competências digitais e ambientais, o mote desta mostra.
Centro de Cidadania Digital de Valongo – Programa Switch to Innovation
O Centro de Cidadania Digital de Valongo (CCDV) é um espaço onde é possível aprender a utilizar ferramentas tecnológicas para resolver problemas importantes para os beneficiários, para a sua comunidade ou para o mundo. Trata-se de um novo conceito de smartcities = smart and human cities – onde as tecnologias são utilizadas para melhorar a vida das pessoas e das comunidades. São os próprios cidadãos que se apropriam do digital, de forma colaborativa e de grande proximidade com o município, e apresentam projetos criativos com tecnologia, rumo a uma cidade inteligente e mais humana. O programa Switch to Innovation do CCDV é um programa pioneiro que pretende o desenvolvimento de um ecossistema digital em Valongo, com uma rede que integra a Casa do Conhecimento, as Escolas e os dois Centros de Cidadania Digital existentes, assim como parceiros da rede social e empresas, para que TODOS, se apropriem da tecnologia.