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Pensamento Computacional – ENSICO

Ensino da computação para todos os estudantes do ensino básico e secundário, propondo um programa e metas curriculares que promovem a literacia científic a e tecnológica assente no domínio das ciências da computação.

Descrição

Programa de ensino das ciências da computação aos estudantes do ensino básico e secundário. Com este programa pretende-se dotar os professores com as ferramentas e estratégias de ensino que facilitem o seu trabalho e envolver equipas multidisciplinares na preparação, classificação e disponibilização de conteúdos pedagógicos; preparar crianças e jovens para atuarem como criadores e empreendedores acompanhando as mudanças e as tendências sociais, económicas e tecnológicas e incorporar o pensamento computacional na educação das crianças e jovens através de uma disciplina específica.

Esta iniciativa pretende incorporar o ensino da Computação, num horizonte temporal de 3 anos, de forma que as escolas possam garantir que os alunos aprendem os princípios fundamentais das Ciências da Computação no ensino básico e secundário do sistema educativo português. A ENSICO considera que o ensino da Computação será veículo de equ idade e excelência, promotora de literacia científica e tecnológica e elemento agregador e dinamizador de aprendizagens e abordagens multidisciplinares.

Apps for Good

Programa educativo tecnológico, que desafia alunos do 5º ao 12º ano e professores de todas as áreas disciplinares a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem.

Descrição

O Apps for Good é um programa educativo tecnológico para jovens do 5º ao 12º ano e professores de todas as áreas disciplinares.
Está em Portugal desde 2014 com a missão de transformar a educação e inovar os métodos de ensino-aprendizagem. A sua
plataforma de trabalho disponibiliza conteúdos assentes numa metodologia de projeto que potenciam a capacitação digital, social e comportamental dos jovens e o contacto com a inovação tecnológica para um mundo melhor e sustentável.
O CDI Portugal – uma ONG pela inclusão social e digital – é a entidade responsável pela sua operacionalização.

Engenheiras Por Um Dia

O Engenheiras Por Um Dia pretende promover, junto dos jovens estudantes do ensino básico e secundário, a opção pela engenharia e tecnologia, desconstruindo a ideia de que estes são domínios masculinos e combatendo os estereótipos que condicionam as suas escolhas escolares e profissionais.

Descrição

Os estereótipos de género originam discriminações diretas e indiretas, que impedem a igualdade substantiva entre mulheres e homens, como no acesso ao digital. A Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação trabalha para um desenvolvimento científico e tecnológico equitativo, inclusivo e orientado para o futuro. O Projeto Engenheiras por um Dia, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade, promove opções de engenharia e tecnologia junto de estudantes não superiores, para desconstruir a ideia de que estes são domínios masculinos. Coordenada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Carta da Diversidade (APPDI), Instituto Superior Técnico e Ordem dos Engenheiros. Ao longo do ano letivo, as escolas podem participar em várias atividades: Desafios de engenharia; Visitas de estudo a empresas e universidades; Ações de mentoria; Workshops de engenharia e tecnologia; Comemoração “Girls in ICT Day” e outros eventos; Atividade de encerramento. O projeto irá agora para a 5ª edição 2021 (ano letivo 2021/2022)

Eu Sou Digital

O programa “Eu Sou Digital” tem como objetivo promover a inclusão digital de adultos info-excluídos, assente numa rede nacional de jovens voluntários e centros de formação. Os conteúdos abordados no programa envolvem, entre outros, a criação e gestão de uma conta de correio electrónico, a possibilidade de pesquisa online, a consulta e utilização de serviços públicos digitais, o acesso a serviços como o homebanking ou o acesso a redes sociais.

Descrição

Projeto educativo para a inclusão digital de um milhão de adultos infoexcluídos, baseado numa rede nacional de 30.000 jovens voluntários e 1.500 centros de formação. Os conteúdos formativos básicos abrangidos por este programa incluem, entre outros, a criação e gestão de uma conta de correio eletrónico, a capacidade de pesquisa online, a consulta e utilização de serviços públicos digitais, o acesso a serviços como o homebanking ou o acesso a redes sociais. A iniciativa compreende as seguintes atividades:

  • Desenvolvimento e acompanhamento de uma Rede Nacional com 1500 centros (escolas secundárias, universidades, politécnicos, Instituições Particulares de Solidariedade Social, universidades sénior, Centros de Formação “Qualifica”, entre outros);
  • Desenvolvimento e acompanhamento de uma Rede Nacional de 30.000 jovens voluntários;
  • Ações de comunicação do programa (Publicidade, eventos e mídia), presença online (sites dos centros, Voluntário App e redes sociais) e coordenação global do programa. Este programa visa contribuir, até 2023, para a formação de 1.000.000 de adultos info-excluídos, em competências digitais básicas, reduzindo assim a percentagem da população portuguesa que não usufrui dos benefícios da digitalização em diferentes domínios, como comunicações, acesso a informação e utilização de serviços públicos digitais

FreeCodeCamp Algarve

O FreeCodeCamp é uma organização sem fins lucrativos, que consiste numa plataforma web de aprendizagem interativa, com um fórum comunitário online, salas de conversações, publicações online e organizações locais que pretendem tornar mais acessível a aprendizagem em web.

Descrição

O Free Code Camp Algarve é composto atualmente por 2 grupos de estudo. Ambos estão a funcionar e a aproximar pessoas de diferentes faixas etárias, com diferentes níveis de experiência profissional e até estrangeiros residentes e de passagem. Todas estas pessoas têm reunido e partilhado experiências, e são um suporte na aprendizagem da programação e desenvolvimento de software.

Para além das pessoas que criaram os grupos, os mesmos são suportados pela comunidade de developers Geek Sessions e também alunos da UALG.

Educar na era digital

A EPATV começou em 2017 a desenvolver um projeto na área das tecnologias digitais aplicadas ao ensino, intitulado “Escolas 4.0” com o apoio do CEDH – Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano, da Universidade Católica Portuguesa.

Descrição

Nesta escola as competências digitais são transversais e os alunos são utilizadores/produtores de tecnologia em todos os processos de aprendizagem. Para acompanhar esta evolução foram adquirimos equipamentos, tal como quadros digitais interativos e novos laboratórios de informática. Relativamente à capacitação docente, realizaram-se sessões no âmbito da plataforma Microsoft TEAMS e da Apple Professional Learning Specialist.

No ano letivo 2020-21 foi iniciado o projeto ICLASS, com a distribuição de tablets a todos os alunos do 1º ano, que foram personalizados com o nome e turma do aluno, e que permite o acesso aos manuais, a recursos educativos digitais e inúmeras apps que permitem despertar nos alunos a curiosidade e criatividade. Pretende-se, com este projeto, promover ambientes educativos inovadores numa lógica de pesquisa individual e colaborativa.

DigitalProf

Este Centro de Formação, sendo uma associação dos Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinho e Sobral de Monte Agraço, e tendo como principal público alvo, os Professores, propõe-se realizar 50 ações de formação sobre capacitação digital docente.

Descrição

Estas ações de formação pretendem dotar os professores de recursos digitais para uso em sala de aula, tanto ao nível das aprendizagens como para a avaliação dos alunos. Nestas formações os professores irão trabalhar com ferramentas digitais como a Genially, Canva, Flipgrid, Piktochart, Loom, Visme, Powtoon, Prezi, Nearpod, Office Suite, Google Suite e Thinglink. Para a avaliação das aprendizagens irão usar as ferramentas Kahoot, Mentimeter, Quizlet, Google Forms, Edpuzzle, Quizizz, Poll Everywhere e Pear Deck.

Ao nível da gestão de conteúdos irão trabalhar com as ferramentas Google Classroom, Symbaloo, Canvas, Moodle, Blackboard, Google Sites, Edmodo e Notion. Para a gestão de conteúdos educativos será usado o Youtube, Google, Google Scholar, Ted, Slideshare, Podcast, Medium e Khan Academy. Por último e no que concerne à comunicação: Discord, Slack, Teams e Telegram.

Dinamizar V

Descrição

Projeto Formação-Ação que concilia as vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job). Atua a dois níveis: Formandos, procurando desenvolver competências nas diferentes áreas da gestão; Empresas, procurando aumentar a produtividade, a capacidade competitiva, e a introdução de processos de mudança e inovação. Atualmente apresenta duas temáticas: Economia Digital, que procura adaptar as empresas aos desafios promovidos pela digitalização da economia; Gestão da Inovação, que visa reforçar a posição competitiva das PME e introduzir abordagens e métodos que maximizem os benefícios da gestão.

Plataforma Digital E.Volui – Mostra de Educação e Formação do POCH

Porque o futuro é já amanhã e as competências estratégicas que acompanham as mudanças em curso, quer no mercado de trabalho,
quer para promover a sustentabilidade do planeta, já são hoje uma realidade muito forte nos projetos que apoiamos durante o PT2020,
quisemos trazer para esta mostra projetos de sucesso com resultados evidentes quanto ao sucesso educativo dos seus formandos e
do seu percurso pós formação apoiada e que ao mesmo tempo se preocupam em desenvolver competências em áreas decisivas para
o futuro de todos nós.
A e.volui pretende divulgar projetos educativos e formativos de sucesso alinhados com as prioridades em matéria de desenvolvimento
das competências digitais e ambientais, o mote desta mostra.

Centro de Cidadania Digital de Valongo – Programa Switch to Innovation

O Centro de Cidadania Digital de Valongo (CCDV) é um espaço onde é possível aprender a utilizar ferramentas tecnológicas para resolver problemas importantes para os beneficiários, para a sua comunidade ou para o mundo. Trata-se de um novo conceito de smartcities = smart and human cities – onde as tecnologias são utilizadas para melhorar a vida das pessoas e das comunidades. São os próprios cidadãos que se apropriam do digital, de forma colaborativa e de grande proximidade com o município, e apresentam projetos criativos com tecnologia, rumo a uma cidade inteligente e mais humana. O programa Switch to Innovation do CCDV é um programa pioneiro que pretende o desenvolvimento de um ecossistema digital em Valongo, com uma rede que integra a Casa do Conhecimento, as Escolas e os dois Centros de Cidadania Digital existentes, assim como parceiros da rede social e empresas, para que TODOS, se apropriem da tecnologia.