Iniciativas
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C-Academy
A C-Academy é um programa de formação em cibersegurança e segurança da informação para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
Descrição
- Qualificar e Requalificar Recursos Humanos com as competências definidas no Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança (QNRCS);
- Disponibilizar formações alinhadas com o Referencial de Competências de Cibersegurança;
- Convergir com os Digital Innovation HUBs (C-HUB);
- Alcançar uma distribuição geográfica que permita abranger todo o território nacional;
Abranger pelo menos 9800 formandos até ao primeiro trimestre de 2026 em parceira com as Instituições de Ensino. Distribuídas em diferentes níveis de exigência e em formato on-line, presencial ou misto, a C-Academy disponibilizará sensivelmente 44 formações, com turmas entre os 15 e os 40 elementos.
Quidgest_Academy
A Quidgest_Academy é um programa que visa o desenvolvimento de competências digitais, nomeadamente no desenvolvimento de software para a população em geral, sem a necessidade de aprender linguagens de programação.
Descrição
A Quidgest_Academy utiliza a ferramenta de No-code “Genio”, um gerador de código baseado em Inteligência Artificial (IA) que utiliza as definições e requisitos inseridos pelo utilizador para criar sistemas de software completos: https://genio.quidgest.com/
A Academy tem estabelecido um programa de formação desenhado para criar as competências necessárias ao desenho, implementação e operação de um sistema de informação moderno, escalável e flexível. A formação privilegia o desenvolvimento de software baseado em modelos, permitindo que um âmbito de peritos, para além daqueles especializados em informática, possa participar de forma autónoma na produção de um sistema de informação completo.
O programa de formação começa com os conceitos e componentes básicos de um sistema de informação e vai sucessivamente especializando as competências de perfis de ação distintos, desde a modelação, extensão, gestão de equipa até à implementação de novos modelos, em 3 níveis de formação: Genio Beginner – L1, Genio Advanced – L2 e Genio Architect – L3.
Literacia Digital – Nós e (A)Vós
O projeto Nós e (A)vós consiste em sessões de Literacia Digital para seniores com mais de 65 anos, dinamizadas pelos alunos e supervisionadas por voluntários e/ou professores.
Descrição
Trata-se de uma Iniciativa de Empreendedorismo e Inovação Social (IIES) pensada pela Sicó Formação S.A.. Esta iniciativa surge para combater um dos problemas sociais mais debatidos em Portugal, que é o isolamento do idoso.
A maioria dos idosos, não tendo ninguém para conversar e socializar, evidenciam, cada vez com maior frequência, sintomas de depressão e outras doenças do foro psicológico. Outros dos fatores do isolamento é o facto da população mais idosa enfrentar uma sociedade cada vez mais tecnológica, e sentir-se naturalmente excluída.
O foco de atuação com esta IIES é apostar numa intervenção social e intergeracional em contexto comunitário, que permitirá a criação e desenvolvimento de um conjunto de atividades de combate ao isolamento e solidão na velhice, facilitando e apoiando a família na manutenção dos idosos no seu meio natural de vida e formar futuros adultos com valores e despertos para as etapas do envelhecimento.
Esta temática foi escolhida principalmente para os idosos poderem manusear vários instrumentos informáticos, com o objetivo de falar/ver os seus familiares, promovendo uma aproximação e combater o isolamento social.
Exemplos de atividades realizadas:
– Internet para todos;
– Fotografia de Rua – a arte do Ver e eternizar sensações;
– Retrato de gerações;
– Preenchimento de declarações, como por exemplo IRS;
– Internet em Casa;
– Telemóvel não é um bicho;
– Gerações;
– Jogos de estimulação cognitiva
Escape Room_A Entrevista
Trata-se de um espaço de capacitação onde será colocada em prática uma metodologia de jogo, que combina uma experiência imersiva lúdica e ao mesmo tempo um propósito pedagógico muito forte, especificamente desenhada para o efeito e para este tipo de público alvo.
Descrição
Desenhada para pequenas equipas, esta atividade consiste na experienciação de cenários imersivos, onde é explorada a forma como alguns comportamentos-chave são manifestados sob pressão ou em contextos mais adversos, e em ambiente de grupo. Ao entrarem numa sala, os participantes são confrontados com a pressão do tempo e de um objetivo a atingir, reforçados por um countdown, colocando-os numa situação amplificada dos momentos-chave para a sua inclusão no mercado de trabalho, como seja a entrevista, os seus primeiros dias de estágio, ou mesmo o seu dia-a-dia profissional, onde o tempo é invariavelmente curto e o ambiente diferente do habitual.
Desta forma é possível amplificar os comportamentos naturais de cada um, permitindo que se identifiquem traços de personalidade, competências mais e menos destacadas, atitude perante a pressão ou a incerteza do desconhecido, a até o compromisso em grupo.
Educar na era digital
A EPATV começou em 2017 a desenvolver um projeto na área das tecnologias digitais aplicadas ao ensino, intitulado “Escolas 4.0” com o apoio do CEDH – Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano, da Universidade Católica Portuguesa.
Descrição
Nesta escola as competências digitais são transversais e os alunos são utilizadores/produtores de tecnologia em todos os processos de aprendizagem. Para acompanhar esta evolução foram adquirimos equipamentos, tal como quadros digitais interativos e novos laboratórios de informática. Relativamente à capacitação docente, realizaram-se sessões no âmbito da plataforma Microsoft TEAMS e da Apple Professional Learning Specialist.
No ano letivo 2020-21 foi iniciado o projeto ICLASS, com a distribuição de tablets a todos os alunos do 1º ano, que foram personalizados com o nome e turma do aluno, e que permite o acesso aos manuais, a recursos educativos digitais e inúmeras apps que permitem despertar nos alunos a curiosidade e criatividade. Pretende-se, com este projeto, promover ambientes educativos inovadores numa lógica de pesquisa individual e colaborativa.
Maiores ON
Este projeto tem como objetivo potencializar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação e combater a solidão na situação pandémica vivenciada atualmente, em que o isolamento provoca efeitos devastadores na população mais envelhecida.
Descrição
O projeto “Maiores On”, está divido em três fases:
1ª Fase – Aulas de Literacia Digital, na casa dos seniores
Com a implementação do projeto, executou-se a transferência de conhecimento e competências tecnológicas, através de sessões informativas ao domicílio, fazendo recurso a um banco de voluntários, munidos de todas as condições de segurança.
Os temas sobre os quais foi dada a possibilidade de “formação” são os seguintes:
Tema 1 – Comunicar online com amigos e família;
Tema 2 – Construção de um perfil nas Redes Sociais;
Tema 3 – Navegar e pesquisar na Internet em segurança;
Tema 4 – Utilizar o computador e a Internet;
Tema 5 – Imagens e Vídeos na Internet;
A promoção da literacia foi preferencialmente realizada em espaços abertos com proteção individual. Em situações em que o sénior não apresenta quaisquer recursos nem conhecimentos no âmbito das Tecnologias, mas manifeste vontade de estabelecer contacto com familiares, são disponibilizados equipamentos tecnológicos e material pedagógico.
2ª Fase – Sessões online via Zoom
A segunda fase passa pela inscrição na plataforma miONe, na qual os seniores terão acesso a uma comunidade internauta, possibilitando assim a partilha de informações, conhecimento e realização de reuniões online para debates e aquisição de novos conhecimentos, com temáticas e interesses dos seniores.
3ª Fase – Aulas Literacia Digital
Nesta fase realizar-se-ão encontros em espaços do Município, preparados para aulas sobre as Novas Tecnologias.
Dinamizar V
Descrição
Projeto Formação-Ação que concilia as vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job). Atua a dois níveis: Formandos, procurando desenvolver competências nas diferentes áreas da gestão; Empresas, procurando aumentar a produtividade, a capacidade competitiva, e a introdução de processos de mudança e inovação. Atualmente apresenta duas temáticas: Economia Digital, que procura adaptar as empresas aos desafios promovidos pela digitalização da economia; Gestão da Inovação, que visa reforçar a posição competitiva das PME e introduzir abordagens e métodos que maximizem os benefícios da gestão.
Plataforma Digital E.Volui – Mostra de Educação e Formação do POCH
Porque o futuro é já amanhã e as competências estratégicas que acompanham as mudanças em curso, quer no mercado de trabalho,
quer para promover a sustentabilidade do planeta, já são hoje uma realidade muito forte nos projetos que apoiamos durante o PT2020,
quisemos trazer para esta mostra projetos de sucesso com resultados evidentes quanto ao sucesso educativo dos seus formandos e
do seu percurso pós formação apoiada e que ao mesmo tempo se preocupam em desenvolver competências em áreas decisivas para
o futuro de todos nós.
A e.volui pretende divulgar projetos educativos e formativos de sucesso alinhados com as prioridades em matéria de desenvolvimento
das competências digitais e ambientais, o mote desta mostra.