Iniciativas
Pensamento Computacional – ENSICO
Ensino da computação para todos os estudantes do ensino básico e secundário, propondo um programa e metas curriculares que promovem a literacia científic a e tecnológica assente no domínio das ciências da computação.
Descrição
Programa de ensino das ciências da computação aos estudantes do ensino básico e secundário. Com este programa pretende-se dotar os professores com as ferramentas e estratégias de ensino que facilitem o seu trabalho e envolver equipas multidisciplinares na preparação, classificação e disponibilização de conteúdos pedagógicos; preparar crianças e jovens para atuarem como criadores e empreendedores acompanhando as mudanças e as tendências sociais, económicas e tecnológicas e incorporar o pensamento computacional na educação das crianças e jovens através de uma disciplina específica.
Esta iniciativa pretende incorporar o ensino da Computação, num horizonte temporal de 3 anos, de forma que as escolas possam garantir que os alunos aprendem os princípios fundamentais das Ciências da Computação no ensino básico e secundário do sistema educativo português. A ENSICO considera que o ensino da Computação será veículo de equ idade e excelência, promotora de literacia científica e tecnológica e elemento agregador e dinamizador de aprendizagens e abordagens multidisciplinares.
Eu Sou Digital
O programa “Eu Sou Digital” tem como objetivo promover a inclusão digital de adultos info-excluídos, assente numa rede nacional de jovens voluntários e centros de formação. Os conteúdos abordados no programa envolvem, entre outros, a criação e gestão de uma conta de correio electrónico, a possibilidade de pesquisa online, a consulta e utilização de serviços públicos digitais, o acesso a serviços como o homebanking ou o acesso a redes sociais.
Descrição
Projeto educativo para a inclusão digital de um milhão de adultos infoexcluídos, baseado numa rede nacional de 30.000 jovens voluntários e 1.500 centros de formação. Os conteúdos formativos básicos abrangidos por este programa incluem, entre outros, a criação e gestão de uma conta de correio eletrónico, a capacidade de pesquisa online, a consulta e utilização de serviços públicos digitais, o acesso a serviços como o homebanking ou o acesso a redes sociais. A iniciativa compreende as seguintes atividades:
- Desenvolvimento e acompanhamento de uma Rede Nacional com 1500 centros (escolas secundárias, universidades, politécnicos, Instituições Particulares de Solidariedade Social, universidades sénior, Centros de Formação “Qualifica”, entre outros);
- Desenvolvimento e acompanhamento de uma Rede Nacional de 30.000 jovens voluntários;
- Ações de comunicação do programa (Publicidade, eventos e mídia), presença online (sites dos centros, Voluntário App e redes sociais) e coordenação global do programa. Este programa visa contribuir, até 2023, para a formação de 1.000.000 de adultos info-excluídos, em competências digitais básicas, reduzindo assim a percentagem da população portuguesa que não usufrui dos benefícios da digitalização em diferentes domínios, como comunicações, acesso a informação e utilização de serviços públicos digitais
Sioslife – Sistema Interativo de Inclusão Social
A Sioslife pretende ser o movimento social de referência na inclusão social dos idosos.
Descrição
As soluções tecnológicas Sioslife são a forma mais simples, interativa e rápida de os idosos terem acesso a comunicação, assistência e entretenimento multiecrã.
São utilizadas diferentes plataformas interativas para chegar aos vários grupos (idoso, família e instituição), bem como a soluções tecnológicas inovadoras e otimizadas para o contexto envolvente do idoso: frequência ou internamento em instituição de apoio social (ERPI, Centro de Dia, etc.), apoio institucional no domicílio (SAD), e mesmo, com a siosLIFE mais recente solução, aqueles que não beneficiam de qualquer apoio institucional.
Com a devida adaptação da tecnologia e recurso a interfaces naturais (movimentos, gestos, toque e voz), simplificação da comunicação do software para com o utilizador e adaptação ergonómica do hardware, o resultado foi o desenvolvimento de um sistema utilizável por qualquer um.
Com um leque de conteúdos abrangente e personalizado às necessidades, capacidades e gostos de cada utilizador, podem de forma fácil, motivante e intuitiva, usufruir de uma realidade até agora inacessível: comunicação simplificada com a família e amigos (partilha de fotos e vídeos, mensagens, videochamada); estimulação cognitiva (memória, literacia, numeracia, raciocínio complexo, entre outras); estimulação física (coordenação, equilíbrio, zonas específicas do corpo); conteúdo multimédia (música, vídeo, notícias, desenho e pintura) e conteúdo religioso.
DigCompTest.eu – Ferramenta de autoavaliação
Este projeto faz parte da investigação realizada por Cassio Cabral Santos, M.Sc., com a orientação da Prof.ª Doutora Neuza Sofia Guerreiro Pedro e do Prof.º Doutor João Augusto Mattar Neto como parte integrante do projeto para a obtenção de grau de Doutor em Educação na área de especialização TIC em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Descrição
Com o objetivo de identificar o estado atual do nível de proficiência nas competências digitais nos docentes do ensino superior, este projeto é composto por um sistema de autoavaliação, permitindo ao usuário aferir o nível da competência digital, recebendo ao final da autoavaliação por e-mail um relatório detalhado.
A identificação das lacunas e o nível de proficiência em competência digital é extremamente importante, na medida que tal conhecimento contribua para ações de formações mais assertivas neste domínio, fato extremamente relevante para Portugal devido a atual meta de expansão do Ensino Superior à distância, de acordo o decretoLei 133/2019, com a ambição de formar pelo menos 50 mil adultos até 2030 nesta modalidade.
A Iniciativa Nacional Competências Digitais – INCoDe.2030 lançou o SeloINCoDE.2030, reconhecendo ações que promovam as competências digitais, o qual nos candidatamos. Fomos reconhecidos como uma ação que promove as competências digitais e convidados a participar na 3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais como expositores.
Criação de recursos educativos digitais
Este curso pretende responder à necessidade de capacitação de Educadores e Professores para criar ou modificar, usar e partilhar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem, tendo como principais destinatários os Educadores de Infância e os Professores dos Ensinos Básico e Secundário, embora envolvendo indiretamente as crianças e os jovens.
Descrição
O curso tem a carga horária de 25 horas e é acreditado nesta modalidade em regime à distância, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com data de término a 19 de março de 2024.
As próximas edições desenvolver-se-ão, em regime de e-learning, na plataforma Microsoft TEAMS da Casa do Professor, organizadas com sessões síncronas e assíncronas, tendo caráter teórico-prático. O curso explora as questões relacionadas com a educação à distância, a aprendizagem online e as competências digitais, em específico as necessárias para a criação de recursos educativos digitais e a sua utilização segura em contexto educativo.
Está organizado em 3 módulos:
M1 – Educação a distância e competências digitais;
M2 – A aprendizagem online;
M3 – Criação de recursos educativos digitais. As sessões síncronas são realizadas por videoconferência utilizando os métodos: expositivos – para apresentação dos conteúdos programáticos; interrogativos – possibilitando a interação com e entre os formandos; demonstrativos – para explicar o funcionamento de aplicações e ferramentas digitais; e ativos para realizar trabalho individual e em grupo, aplicando e consolidando conteúdos.
Nas sessões assíncronas são privilegiados os métodos interrogativos – proporcionando interação em fórum de discussão e ativos – para exploração das ferramentas digitais e consequente criação de um recurso educativo digital para a área disciplinar em que cada formando intervém.
Os alunos vão aprender conceitos de programação como algoritmos, condições, eventos, variáveis e funções através de vídeos animados, jogos, exercícios, quizzes e projetos de programação por blocos, em que contam histórias, desenham ou constroem labirintos. As aulas incluem ainda temáticas das áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e conteúdos baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que abordam questões de cidadania e sustentabilidade, e como a tecnologia pode ter um papel importante na sua resolução.
DigitalProf
Este Centro de Formação, sendo uma associação dos Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinho e Sobral de Monte Agraço, e tendo como principal público alvo, os Professores, propõe-se realizar 50 ações de formação sobre capacitação digital docente.
Descrição
Estas ações de formação pretendem dotar os professores de recursos digitais para uso em sala de aula, tanto ao nível das aprendizagens como para a avaliação dos alunos. Nestas formações os professores irão trabalhar com ferramentas digitais como a Genially, Canva, Flipgrid, Piktochart, Loom, Visme, Powtoon, Prezi, Nearpod, Office Suite, Google Suite e Thinglink. Para a avaliação das aprendizagens irão usar as ferramentas Kahoot, Mentimeter, Quizlet, Google Forms, Edpuzzle, Quizizz, Poll Everywhere e Pear Deck.
Ao nível da gestão de conteúdos irão trabalhar com as ferramentas Google Classroom, Symbaloo, Canvas, Moodle, Blackboard, Google Sites, Edmodo e Notion. Para a gestão de conteúdos educativos será usado o Youtube, Google, Google Scholar, Ted, Slideshare, Podcast, Medium e Khan Academy. Por último e no que concerne à comunicação: Discord, Slack, Teams e Telegram.
Competências Digitais dos Professores Portugueses
No projeto “Avaliação das competências digitais dos docentes portugueses” definiram-se estratégias a implementar, no sentido de formação contínua adequada à superação das dificuldades encontradas, auxiliando os docentes a promover as competências referidas, complementando as pedagogias e metodologias já existentes, com novas estratégias focadas em projetos, pesquisas ou métodos de aprendizagem adaptativos.
Descrição
A Unidade de E@D da Universidade de Coimbra acolhe as 3 oficinas de formação preparadas no âmbito deste projeto, com vista a colmatar as fragilidades e necessidade de formação ao nível da avaliação digital, da capacitação dos estudantes para o uso do digital e de estratégias de ensino e aprendizagem em ambientes digitais.
Estas Oficinas de Formação foram acreditadas pelo CCPFCP, cada uma com a duração de 25 horas, com foco no desenvolvimento de competências ao nível do uso de tecnologias digitais, para diferenciação e personalização de ambientes digitais através de recursos diversificados e inovadores.
Têm como principais objetivos:
Ação 1: Estratégias para a promoção de competências digitais na aprendizagem
– Preparar recursos digitais que permitam aos estudantes desenvolver e colocar em prática competências digitais;
– Identificar recursos e estratégias que fazem uso do digital para adaptar as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes.
Ação 2: Ecossistemas Digitais de Ensino e Aprendizagem
– Preparar recursos digitais que permitam aos estudantes um envolvimento ativo no processo de ensino-aprendizagem;
– Integrar recursos digitais na planificação e implementação de estratégias de ensino e aprendizagem.
Ação 3: Estratégias de monitorização e avaliação através de recursos e métodos digitais
– Preparar recursos digitais que permitam a análise de evidências das competências dos estudantes bem como o feedback sobre essas evidências;
– Desenvolver competências ao nível do uso de tecnologias digitais para avaliação formativa e sumativa.
Plataforma Digital E.Volui – Mostra de Educação e Formação do POCH
Porque o futuro é já amanhã e as competências estratégicas que acompanham as mudanças em curso, quer no mercado de trabalho,
quer para promover a sustentabilidade do planeta, já são hoje uma realidade muito forte nos projetos que apoiamos durante o PT2020,
quisemos trazer para esta mostra projetos de sucesso com resultados evidentes quanto ao sucesso educativo dos seus formandos e
do seu percurso pós formação apoiada e que ao mesmo tempo se preocupam em desenvolver competências em áreas decisivas para
o futuro de todos nós.
A e.volui pretende divulgar projetos educativos e formativos de sucesso alinhados com as prioridades em matéria de desenvolvimento
das competências digitais e ambientais, o mote desta mostra.