Iniciativas
Eu Sou Digital
O programa “Eu Sou Digital” tem como objetivo promover a inclusão digital de adultos info-excluídos, assente numa rede nacional de jovens voluntários e centros de formação. Os conteúdos abordados no programa envolvem, entre outros, a criação e gestão de uma conta de correio electrónico, a possibilidade de pesquisa online, a consulta e utilização de serviços públicos digitais, o acesso a serviços como o homebanking ou o acesso a redes sociais.
Descrição
Projeto educativo para a inclusão digital de um milhão de adultos infoexcluídos, baseado numa rede nacional de 30.000 jovens voluntários e 1.500 centros de formação. Os conteúdos formativos básicos abrangidos por este programa incluem, entre outros, a criação e gestão de uma conta de correio eletrónico, a capacidade de pesquisa online, a consulta e utilização de serviços públicos digitais, o acesso a serviços como o homebanking ou o acesso a redes sociais. A iniciativa compreende as seguintes atividades:
- Desenvolvimento e acompanhamento de uma Rede Nacional com 1500 centros (escolas secundárias, universidades, politécnicos, Instituições Particulares de Solidariedade Social, universidades sénior, Centros de Formação “Qualifica”, entre outros);
- Desenvolvimento e acompanhamento de uma Rede Nacional de 30.000 jovens voluntários;
- Ações de comunicação do programa (Publicidade, eventos e mídia), presença online (sites dos centros, Voluntário App e redes sociais) e coordenação global do programa. Este programa visa contribuir, até 2023, para a formação de 1.000.000 de adultos info-excluídos, em competências digitais básicas, reduzindo assim a percentagem da população portuguesa que não usufrui dos benefícios da digitalização em diferentes domínios, como comunicações, acesso a informação e utilização de serviços públicos digitais
Onde, Quando e Como eu Quiser – OQCQ
“Onde, Quando e Como Eu Quiser” (OQCQ) é um projeto em que personalidades e especialistas do panorama português partilham visões e experiências sobre internet e tecnologia e, acima de tudo, como o digital tem transformado as várias áreas da sociedade e hábitos de consumo.
Descrição
É um projeto multiplataforma criado para fazer pensar na transformação digital da sociedade, a partir de diferentes pontos de vista.
Reúne entrevistas em vídeo com mais de uma centena de personalidades, que partilham testemunhos pessoais sobre a forma como a ascensão da internet e do digital mudou as suas vidas e do setor em que se movem.
João Pico é CEO da Comprimido, empresa de marketing e consultoria digital que acolhe o projeto e é o mentor da ideia. A série de entrevistas que tem conduzido nestes últimos anos são partilhadas no YouTube, no Linkedin, ou em grupos temáticos nas redes sociais e começam a dar também origem a magazines, centrados em temas mais específicos. Uma ferramenta de combate à iliteracia digital.
O fundamental é que a iniciativa se afirme como uma ferramenta de combate à iliteracia digital, que agrega um conjunto de opiniões e visões sobre o impacto da evolução digital em diferentes realidades e percursos de vida, mas também sobre o futuro, as suas ameaças e oportunidades. Tem reunido testemunhos de profissionais de várias áreas, com uma aposta forte em especialistas de diferentes domínios. As entrevistas estão divididas por temas, onde cabem o futuro do digital, da democracia, da educação, da TV, da internet e outros.
O projeto junta visões e perspetivas que podem contribuir para aumentar a literacia digital de quem decide ou influência, desmistificando o conceito de transformação digital.
Plano Municipal de Competências Digitais
A participação do município de Santo Tirso na 1ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais, integrada no INCoDe.2030, espoletou a necessidade de criar um plano municipal para as competências digitais no Concelho de Santo Tirso, diferenciadas e sensíveis aos diferentes contextos locais.
Descrição
Em linha com os objetivos do INCoDe.2030, Santo Tirso pretende mobilizar e articular as diversas áreas de atuação do município e a sociedade civil. No âmbito dos Serviços Municipais, a Câmara de Santo Tirso tem em curso um projeto de modernização administrativa de onde se destacam as seguintes ações: desmaterialização dos processos de obras particulares, digitalização dos processos de obras particulares, submissão online de requerimentos, criação de plataformas digitais, com destaque para a plataforma Gobusiness que irá facilitar o acesso a informação relevante para atração de investidores, a reestruturação do SIG Municipal e o reforço das competências digitais dos trabalhadores do Município.
Dirigidas à sociedade civil também existem algumas ações onde se inserem a criação do espaço digital santotirso.pt, ações de formação descentralizadas, nas freguesias, para a promoção das competências digitais dos Munícipes, criação de pontos de acesso wi-fi gratuitos em espaços públicos e nas escolas, a reformulação do balcão único municipal, implementação do projeto aprende +, nas escolas do 1º ciclo, a constituição de parcerias com empresários para apadrinharem espaços de formação no Município e a criação do programa de mentoria para a inclusão digital.
Literacia Digital – Nós e (A)Vós
O projeto Nós e (A)vós consiste em sessões de Literacia Digital para seniores com mais de 65 anos, dinamizadas pelos alunos e supervisionadas por voluntários e/ou professores.
Descrição
Trata-se de uma Iniciativa de Empreendedorismo e Inovação Social (IIES) pensada pela Sicó Formação S.A.. Esta iniciativa surge para combater um dos problemas sociais mais debatidos em Portugal, que é o isolamento do idoso.
A maioria dos idosos, não tendo ninguém para conversar e socializar, evidenciam, cada vez com maior frequência, sintomas de depressão e outras doenças do foro psicológico. Outros dos fatores do isolamento é o facto da população mais idosa enfrentar uma sociedade cada vez mais tecnológica, e sentir-se naturalmente excluída.
O foco de atuação com esta IIES é apostar numa intervenção social e intergeracional em contexto comunitário, que permitirá a criação e desenvolvimento de um conjunto de atividades de combate ao isolamento e solidão na velhice, facilitando e apoiando a família na manutenção dos idosos no seu meio natural de vida e formar futuros adultos com valores e despertos para as etapas do envelhecimento.
Esta temática foi escolhida principalmente para os idosos poderem manusear vários instrumentos informáticos, com o objetivo de falar/ver os seus familiares, promovendo uma aproximação e combater o isolamento social.
Exemplos de atividades realizadas:
– Internet para todos;
– Fotografia de Rua – a arte do Ver e eternizar sensações;
– Retrato de gerações;
– Preenchimento de declarações, como por exemplo IRS;
– Internet em Casa;
– Telemóvel não é um bicho;
– Gerações;
– Jogos de estimulação cognitiva
Escape Room_A Entrevista
Trata-se de um espaço de capacitação onde será colocada em prática uma metodologia de jogo, que combina uma experiência imersiva lúdica e ao mesmo tempo um propósito pedagógico muito forte, especificamente desenhada para o efeito e para este tipo de público alvo.
Descrição
Desenhada para pequenas equipas, esta atividade consiste na experienciação de cenários imersivos, onde é explorada a forma como alguns comportamentos-chave são manifestados sob pressão ou em contextos mais adversos, e em ambiente de grupo. Ao entrarem numa sala, os participantes são confrontados com a pressão do tempo e de um objetivo a atingir, reforçados por um countdown, colocando-os numa situação amplificada dos momentos-chave para a sua inclusão no mercado de trabalho, como seja a entrevista, os seus primeiros dias de estágio, ou mesmo o seu dia-a-dia profissional, onde o tempo é invariavelmente curto e o ambiente diferente do habitual.
Desta forma é possível amplificar os comportamentos naturais de cada um, permitindo que se identifiquem traços de personalidade, competências mais e menos destacadas, atitude perante a pressão ou a incerteza do desconhecido, a até o compromisso em grupo.
Maiores ON
Este projeto tem como objetivo potencializar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação e combater a solidão na situação pandémica vivenciada atualmente, em que o isolamento provoca efeitos devastadores na população mais envelhecida.
Descrição
O projeto “Maiores On”, está divido em três fases:
1ª Fase – Aulas de Literacia Digital, na casa dos seniores
Com a implementação do projeto, executou-se a transferência de conhecimento e competências tecnológicas, através de sessões informativas ao domicílio, fazendo recurso a um banco de voluntários, munidos de todas as condições de segurança.
Os temas sobre os quais foi dada a possibilidade de “formação” são os seguintes:
Tema 1 – Comunicar online com amigos e família;
Tema 2 – Construção de um perfil nas Redes Sociais;
Tema 3 – Navegar e pesquisar na Internet em segurança;
Tema 4 – Utilizar o computador e a Internet;
Tema 5 – Imagens e Vídeos na Internet;
A promoção da literacia foi preferencialmente realizada em espaços abertos com proteção individual. Em situações em que o sénior não apresenta quaisquer recursos nem conhecimentos no âmbito das Tecnologias, mas manifeste vontade de estabelecer contacto com familiares, são disponibilizados equipamentos tecnológicos e material pedagógico.
2ª Fase – Sessões online via Zoom
A segunda fase passa pela inscrição na plataforma miONe, na qual os seniores terão acesso a uma comunidade internauta, possibilitando assim a partilha de informações, conhecimento e realização de reuniões online para debates e aquisição de novos conhecimentos, com temáticas e interesses dos seniores.
3ª Fase – Aulas Literacia Digital
Nesta fase realizar-se-ão encontros em espaços do Município, preparados para aulas sobre as Novas Tecnologias.
Criação de recursos educativos digitais
Este curso pretende responder à necessidade de capacitação de Educadores e Professores para criar ou modificar, usar e partilhar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem, tendo como principais destinatários os Educadores de Infância e os Professores dos Ensinos Básico e Secundário, embora envolvendo indiretamente as crianças e os jovens.
Descrição
O curso tem a carga horária de 25 horas e é acreditado nesta modalidade em regime à distância, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com data de término a 19 de março de 2024.
As próximas edições desenvolver-se-ão, em regime de e-learning, na plataforma Microsoft TEAMS da Casa do Professor, organizadas com sessões síncronas e assíncronas, tendo caráter teórico-prático. O curso explora as questões relacionadas com a educação à distância, a aprendizagem online e as competências digitais, em específico as necessárias para a criação de recursos educativos digitais e a sua utilização segura em contexto educativo.
Está organizado em 3 módulos:
M1 – Educação a distância e competências digitais;
M2 – A aprendizagem online;
M3 – Criação de recursos educativos digitais. As sessões síncronas são realizadas por videoconferência utilizando os métodos: expositivos – para apresentação dos conteúdos programáticos; interrogativos – possibilitando a interação com e entre os formandos; demonstrativos – para explicar o funcionamento de aplicações e ferramentas digitais; e ativos para realizar trabalho individual e em grupo, aplicando e consolidando conteúdos.
Nas sessões assíncronas são privilegiados os métodos interrogativos – proporcionando interação em fórum de discussão e ativos – para exploração das ferramentas digitais e consequente criação de um recurso educativo digital para a área disciplinar em que cada formando intervém.
Os alunos vão aprender conceitos de programação como algoritmos, condições, eventos, variáveis e funções através de vídeos animados, jogos, exercícios, quizzes e projetos de programação por blocos, em que contam histórias, desenham ou constroem labirintos. As aulas incluem ainda temáticas das áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e conteúdos baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que abordam questões de cidadania e sustentabilidade, e como a tecnologia pode ter um papel importante na sua resolução.
Competências Digitais dos Professores Portugueses
No projeto “Avaliação das competências digitais dos docentes portugueses” definiram-se estratégias a implementar, no sentido de formação contínua adequada à superação das dificuldades encontradas, auxiliando os docentes a promover as competências referidas, complementando as pedagogias e metodologias já existentes, com novas estratégias focadas em projetos, pesquisas ou métodos de aprendizagem adaptativos.
Descrição
A Unidade de E@D da Universidade de Coimbra acolhe as 3 oficinas de formação preparadas no âmbito deste projeto, com vista a colmatar as fragilidades e necessidade de formação ao nível da avaliação digital, da capacitação dos estudantes para o uso do digital e de estratégias de ensino e aprendizagem em ambientes digitais.
Estas Oficinas de Formação foram acreditadas pelo CCPFCP, cada uma com a duração de 25 horas, com foco no desenvolvimento de competências ao nível do uso de tecnologias digitais, para diferenciação e personalização de ambientes digitais através de recursos diversificados e inovadores.
Têm como principais objetivos:
Ação 1: Estratégias para a promoção de competências digitais na aprendizagem
– Preparar recursos digitais que permitam aos estudantes desenvolver e colocar em prática competências digitais;
– Identificar recursos e estratégias que fazem uso do digital para adaptar as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes.
Ação 2: Ecossistemas Digitais de Ensino e Aprendizagem
– Preparar recursos digitais que permitam aos estudantes um envolvimento ativo no processo de ensino-aprendizagem;
– Integrar recursos digitais na planificação e implementação de estratégias de ensino e aprendizagem.
Ação 3: Estratégias de monitorização e avaliação através de recursos e métodos digitais
– Preparar recursos digitais que permitam a análise de evidências das competências dos estudantes bem como o feedback sobre essas evidências;
– Desenvolver competências ao nível do uso de tecnologias digitais para avaliação formativa e sumativa.